Sejam Bem Vindos

Olá! Me chamo Joelma, sou concluinte do curso de História e apaixonada por esta disciplina.reservo este espaço para vc que deseje compartilhar informações desta natureza...

domingo, 20 de janeiro de 2013

ARTESANATO

Artesanato como meio de sobrevivência

O trançado de piaçava de Porto de Sauípe, litoral norte da Bahia, faz arte de uma longa convivência desta comunidade com o meio-ambiente, representada na coleta de matérias-primas regionais, no tingimento com corantes naturais e nas formas criativas dos desenhos.
Ofício fundamental para complementar a renda familiar de uma comunidade de pescadores, este produto artesanal resulta de um trabalho coletivo de artesãos que trançam e costuram, mostrando que é possível sobreviver com dignidade e respeito às pessoas, à tradição e à natureza. O processo que envolve a produção de uma simples bolsa pode ser visto como um micro-cosmo da visão de mundo local. A confecção de um produto mobiliza grupos de mulheres para a coleta da matéria-prima em lugares afastados, a secagem, o tingimento, o desfiamento da palha, o trançado e a costura final.
Essas atividades propiciam a convivência e a solidariedade entre os grupos de mulheres como forma de respeito à comunidade e exercício de cidadania.
O Projeto Trança do Mar foi desenvolvido com 47 pessoas ligadas à Associação de Artesãos de Porto de Sauípe, que tradicionalmente trançam em palha de piaçava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário