Sejam Bem Vindos

Olá! Me chamo Joelma, sou concluinte do curso de História e apaixonada por esta disciplina.reservo este espaço para vc que deseje compartilhar informações desta natureza...

domingo, 20 de janeiro de 2013

Histórico do Município

Ocupação

Os primeiros habitantes das terras onde está localizado o município de Entre Rios, foram os índios massarandupiós e tupinambás. Em 1572, os primeiros portugueses passaram pela zona da praia onde moravam esses índios, que deram origem ao povoado de Massarandupió. Com a aproximação dos colonos portugueses eles se deslocaram para outras localidades.

A primeira penetração nas terras onde está o município ocorreu no século XVI com a concessão da sesmaria à Casa da Torre de Garcia D’Ávila.
Bandeirantes, desbravando as terras marginais dos rios Subaúma, Inhambupe, Cabuçu, Serra e outros, encontraram pontos aprazíveis onde se fixaram, lançando os alicerces da construção do município, a exemplo também dos jesuítas que existiam em Sergipe que, em suas viagens para outras localidades, construíram aqui uma casa de pouso na fazenda Conceição das Ladeiras, hoje Fazenda Conceição.
 
Pela fertilidade, as terras atraíram diversos colonos com as suas famílias, a exemplo das famílias Almeida, Simões, Ferreira e Silva que se instalaram nas fazendas Porteiras e Saco de Dentro. Assim, começou a formação da nova comunidade.

No século XVIII, os jesuítas ergueram uma Capela no Povoado, tendo sido, pouco tempo depois criado a Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres do Inhambupe e, Distrito Administrativo pela Resolução Provincial n° 308 de 01 de julho de 1843, desmembrada da Freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe, a quem a capela era subordinada.

Decorridos 24 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, no Governo de João Antonio de Araújo Freitas Henrique, Presidente da Província da Bahia, foi elevada à categoria de Vila pela Lei provincial n° ll78 de 03 de abril de l872, que criou o município de Entre Rios, desmembrando de Inhambupe e território compreendido do Distrito de Paz de Vacas Brancas da Freguesia de Aporá.

Entre Rios passou à categoria de cidade através do Decreto Lei Estadual n° 10.724 de 30 de março de 1938, do então interventor federal Landulfo Alves de Almeida. Já com a Lei n° 628 de 30 de setembro de 1953, a composição administrativa ficou assim formada: Entre Rios, Cambuís, Ibatuí, Divina Pastora e Subaúma. Com a criação do município de Cardeal da Silva, composto por terras do Distrito de Divina Pastora e parte de Cambuís, ficou a nova composição administrativa dessa forma: Entre Rios, Subaúma e Ibatuí.

Seu topônimo deveu-se à localização que o território ocupa, entre os rios Subaúma e Inhambupe.

Entre Rios era termo da Comarca de Esplanada até o ano de 1956 quando foi redigida a Organização Judiciária do Estado, elevando o termo de Entre Rios à comarca.

A descoberta de petróleo, nos anos 50/60, constituiu o primeiro elemento de dinamização na região, tendo a PETROBRÁS se implantado nos municípios de Pojuca, Mata de São João, Itanagra, Entre Rios e Cardeal da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário